Posts

O cobertor fugiu: como organizar um sonho com um parceiro, para que todos dormissem o suficiente

Melhor dormir juntos ou separadamente? Sob um cobertor ou sob diferente? E em geral, é a função de um sono articular em nós por natureza? O psicólogo da família argumenta.

Assistindo filmes antigos sobre a vida pós -guerra, nas cenas de um sono conjugal conjunto, eu me pego pensando sempre – como eles dormem juntos em uma cama tão estreita? Afinal, não se mova, não gire: o cobertor é um para dois, e não o moderno “duplo -spike” ou “euro”, mas o usual “um e meio”.

Embora não haja nada para se surpreender – os quartos são pequenos, as camas com redes de ferro foram projetadas para uma pessoa, cobertores adicionais, colchões, roupas de cama – luxo. Portanto, não houve escolha particular. Se você quiser, você não quer, mas os cônjuges amorosos (e não amados) sob um cobertor lotado.

Hoje, os tamanhos de camas e cobertores são limitados apenas por considerações de adequação. Mas a pergunta “cônjuges do sono sob um cobertor ou sob diferente” ainda está envolta em muitos preconceitos, também aceitará estereótipos.

Por que dormir sob um cobertor?

O calor do corpo do parceiro, Touch, abraços, cheiro – tudo isso contribui para a produção de ocitocina, que, por sua vez, estimula a produção de endorfinas, “Hormônios da felicidade”. Portanto, duas pessoas se esforçam para estar mais perto e onde é mais fácil fazer isso, se não sob um cobertor?

Mas então as pessoas adormecem. Ligue para um sonho, empurrando um parceiro. Eles puxam um cobertor dele, envolvendo -se em um casulo. Um é quente, e ele quer se afastar, o segundo, pelo contrário, se aproxima ainda mais. Alguém dorme tão inquieto que o cobertor está no chão, e ambos estão congelando. E outros até se preocupam em um sonho, como se não deixassem um parceiro sem um cobertor por acidente, e eles verificam a noite toda se ele for divulgado.

Bem, dormi o suficiente depois dessa noite? De que humor você sai da cama? Eu quero rosnar em um parceiro, e não abraçar e beijar, certo?

Cobertores separados podem ser a saída, mas o problema é – o estereótipo é muito forte que o sonho sob diferentes cobertores (e ainda mais em camas diferentes) é um sinal de problemas nos relacionamentos e o caminho para o colapso

Continuamos sofrendo em uma guerra sem fim na tentativa de dormir o suficiente. E não pensamos que o fato de não podermos falar sobre os problemas nas relações, na verdade, não podemos falar sobre desconforto e inconveniência noturnos. E para a lacuna preferirá liderar uma falta crônica de sono, irritação e brigas com base em batalhas noturnas.

Eu conduzi uma mini-pesquisa. Este não é um estudo científico, e o resultado não afirma ser validado. Dos 24 participantes, 42% dos casais dormem sob diferentes cobertores, 25% em diferentes camas. Além disso, cerca de 70% deles estão satisfeitos com o relacionamento deles. Daqueles que têm um cobertor comum – eles estão satisfeitos com as relações cerca de 90%. E a experiência do casamento afeta ligeiramente a escolha de dormir sob um cobertor ou sob diferente.

Como discutir uma questão geral com um parceiro

Suponha que você

decidiu por si mesmo que seria melhor você dormir com um parceiro sob diferentes cobertores. Como contar a ele sobre isso, para não ofender, para que ele não o perceba como uma ameaça às relações?

Se algum tópico for discutido livremente em seu par e há segurança, proximidade emocional e calor suficiente entre você, não há perguntas.

Mas se um cobertor comum é a única coisa que o une, definitivamente não fará sem dificuldades. Nesse caso, vale a pena começar com a criação de outras maneiras de sentir a proximidade emocional: tocar durante o dia, abraços, contato com os olhos, conversas, tempo nas articulações, por exemplo, filmes, caminhadas ..

E quando seu relacionamento está cheio de calor e segurança – ele já é suave e delicado para explicar ao parceiro como o cobertor conjunto interfere no seu sono completo, como isso afeta seu poço – ser e humor e, portanto, no relacionamento.

Você pode oferecer cobertores diferentes como um experimento por algumas semanas – e depois de tomar uma decisão final

O número de cobertores em um leito conjugal (como o número de camas) não é um indicador do nível de harmonia e felicidade no casamento. Se não houver amor, calor e entendimento por um longo tempo, um cobertor conjunto definitivamente não resolverá problemas. Como cobertores diferentes, eles não privarão algumas proximidades e amor. Além disso, quem evita a cama na cama e abraço sob um cobertor, e adormecendo, pegue outro? Isso é apenas uma questão de conforto.

O número de cobertores é muito mais importante – uma reserva de proximidade emocional em um par, a quantidade e a qualidade do sexo. Então você absolutamente não se importará com quais estereótipos e sinais existem, porque você tem a principal coisa – amor e entendimento mútuo.